terça-feira, 21 de setembro de 2010

Educação Ambiental




Na sua forma simples, a Educação Ambiental tem por objetivo mostrar aos alunos e , sobretudo às crianças, a importância do ambiente em que vivemos,que deve ser conservado como um tesouro que temos a responsabilidade de guardar.Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos  que também são objeto de estudo de preocupação nossa.



Desenvolvimento e preservação ambiental

            A preservação ambiental e o desenvolvimento poucas vezes andaram de mãos dadas. O conflito se agrava cada vez mais com o crescente desmatamento, a caça predatória e a poluição. Esses fatos provocados pela ganância do homem vêm sendo combatidos. A principal arma contra essas ações é o desenvolvimento sustentável.

Sempre que escutamos desenvolvimento pensamos em indústrias poluidoras, homens desmatando, extraindo minérios e muitas outras. O desenvolvimento atualmente é símbolo de poluição. Para conter isso, pessoas mostraram o desenvolvimento sustentável: uma nova forma de desenvolvimento que preza a proteção do meio ambiente. Há também as ONGs ambientais que lutam por um mundo mais verde. São essas pessoas que fazem a diferença.

            Acredita-se que com esse tipo de desenvolvimento, o mundo terá a conservação ambiental junto com o desenvolvimento de diversos países. O homem que se diz “possuidor” da Terra não está valorizando-a. O  Greenpeace, o IBAMA e outras cuidam para que o homem abra os olhos e veja que o que ele faz prejudica demais a Terra.

            O desenvolvimento e a preocupação ambiental têm como se juntarem para construir um mundo em que os nossos netos e bisnetos possam ter uma vida melhor que a nossa: com mais consciência da necessidade de conservação  ambiental e atitudes que contribuam para a melhoria do planeta e consequentemente da população mundial.

                                                Vicente Cassiano de Oliveira Santos
                                                                                       (12 anos)





Atualmente todos estão mobilizados, focados em conter a destruição das florestas,isso muito mais para suprir os danos que causaram do que por boa vontade.
Em conseqüência do desmatamento estão ocorrendo muitos problemas geográficos :o surgimento de muitos terremotos,erosões,furacões, a camada de ozônio,responsável pelo acúmulo de calor no ambiente e por muitas queimadas que estão ocorrendo com grande frequência,não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Com o desenvolvimento mundial ,aumenta-se, consequentemente, a necessidade de utilização de recursos,com isso vai ficando quase impossível evitar o desmatamento. Porém vale afirmar que  isso  é possível acontecer sem maiores  prejuízos,  é só utilizar os recursos naturais de maneira correta e sustentável, assim teremos um mundo melhor  e muito mais equilibrado.
O que se sabe, infelizmente, é que isso não vem ocorrendo, pois mais da metade de toda a cobertura florestal foi destruída,estabelecendo-se essa destruição em 89,7% na Europa,94% na Ásia, 92% na áfrica,66% na América do Norte e 54% na África do Sul, assim tornando o mundo mais pobre e vulnerável a qualquer tipo de acontecimento  de eventos naturais catastróficos.

                                                                     Carlos Eduardo Martins Oliveira
                                                                                                        (13 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

00:00:00