O enfoque dado ao tema solidariedade (gentileza) é muito próximo da ideia de generosidade: doar-se a alguém, ajudar desinteressadamente. A rigor, se todos fossem solidários nesse sentido, talvez nem se precisasse pensar em justiça: cada um daria o melhor de si para os outros. Retomar a delicadeza relegada ao esquecimento, melhora a qualidade de vida e as relações cotidianas, gentileza é conteúdo. É vida que se transforma em elemento básico para as relações sociais, pois quanto mais Gentileza gerarmos, mais gente há em prol do bem. Gentil é aquele que contribui para um ambiente mais harmonioso. É aquele que possui, de forma espontânea, habilidades sociais desenvolvidas e adequadas. Gentileza é generosidade, altruísmo, solidariedade, interesse pelo outro, oferecer amizade, retribuir gentilezas, promover cortesia, conjugar o ensinar, o sorrir e contribuir para o outro sorrir. O mundo gira, ou seja, tudo é uma questão de ciclo, gentileza gera gentileza.
No Intellectus, escolhemos o período que antecedeu e a semana da criança para desenvolvermos atividades que valorizassem ainda mais nossas relações intrapessoais e interpessoais,com o desenvolvimento do projeto Gentileza Gera Gentileza. Verifica-se que os discursos sobre valores morais e relações sociais, antes delegados às famílias, precisam ser retomadas no âmbito escolar, com o papel fundamental da prática constante, abordando a afetividade, solidariedade, regras morais e de convivência.
Portanto, são os pais, educadores, adultos em geral, que transmitem o papel de modelos, para criar e educar as crianças, visando fortalecer os valores morais e sociais , de responsabilidade e de generosidade, para todos os envolvidos neste processo.
É nesse sentido que o projeto (Gentileza gera gentileza) exige uma busca constante de resgatar atitudes diárias, gestos simples, que implicam transformações de mentalidades e comportamentos, de toda uma sociedade.
E as crianças professores,coordenação,direção e demais funcionários envolveram-se num maravilhoso trabalho.
Veja fotos:
Veja fotos:
E para concluirmos nossas atividades crianças acompanhadas de familiares e professores assistiram no teatro à peça O PRÍNCIPE NA FLORESTA.
O trabalho piauiense foi reconhecido pela 16ª Mostra Internacional de Teatro para o Pequeno Público, tradicional evento lusitano que encena, em várias cidades portuguesas, peças voltadas para crianças. A peça piauiense foi a única do Brasil a integrar o evento, o que prova a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Grupo Harém de Teatro.
A peça “O Príncipe da Floresta”, é uma adpatação da obra “O Pequeno Príncipe”, de Antonie Saint Exupéry. "A peça promove uma discussão sobre ecologia. Nós adaptamos este clássico para os dias de hoje com uma raiz mais brasileira, numa época em que o meio ambiente e sustentabilidade são assuntos bastante discutidos em todo o mundo”, analisa Arimatan Martins.
O trabalho piauiense foi reconhecido pela 16ª Mostra Internacional de Teatro para o Pequeno Público, tradicional evento lusitano que encena, em várias cidades portuguesas, peças voltadas para crianças. A peça piauiense foi a única do Brasil a integrar o evento, o que prova a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Grupo Harém de Teatro.
A peça “O Príncipe da Floresta”, é uma adpatação da obra “O Pequeno Príncipe”, de Antonie Saint Exupéry. "A peça promove uma discussão sobre ecologia. Nós adaptamos este clássico para os dias de hoje com uma raiz mais brasileira, numa época em que o meio ambiente e sustentabilidade são assuntos bastante discutidos em todo o mundo”, analisa Arimatan Martins.
Parabéns às professoras, às coordenadoras, às crianças,pois o Projeto foi Maravilhoso !
A realização do Projeto foi marcante e surpreendente!
Quero agradecer a todos que participaram e ajudaram na realização de mais um desafio! Valeu !Valeu mesmo !
Abraços, Equipe Intellectus.
Professora Graças Brito.
Professora Graças Brito.
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